banner banner banner banner banner banner
Bg
NOTA DE ESCLARECIMENTO - ABEMEL
NOTA DE ESCLARECIMENTO - ABEMEL
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ENTREPOSTOS E EXPORTADORES DE PRODUTOS APÍCOLAS, ABEMEL, vem através deste, ressaltar que a qualidade e a idoneidade do segmento sempre foram inquestionáveis. O mel e demais produtos apícolas são referência de qualidade no Brasil e no mercado internacional.
Recentemente houve a inclusão de forma equivocada de um de nossos associados na Operação Carne Fraca, e acreditamos que o mesmo se deu em função da empresa estar situada na região onde alguns fiscais agropecuários estão sob investigação. Diante das informações confusas que estão sendo veiculadas nos meios de comunicação, vimos através deste esclarecer os fatos e pedir ajuda à imprensa para que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), esclareça o equívoco com a máxima brevidade:
O Entreposto de Mel e Cera de Abelhas, Breyer Cia Ltda. não é frigorífico e não trabalha com produtos cárneos. O referido entreposto foi auditado por uma força-tarefa do MAPA no último dia 22, sendo que tal equipe concluiu que os processos e o sistema de qualidade do Entreposto estão em conformidade com as normativas do segmento e, portanto, o mesmo está em condição satisfatória, e que desse modo, a suspensão das atividades do mesmo não são pertinentes.
Até o momento, o MAPA ainda não se manifestou oficialmente quanto à liberação desta suspensão, e esse fato está trazendo prejuízos à imagem do Setor de Mel e derivados no mercado internacional. A falta de um posicionamento rápido e preciso do MAPA quanto ao equívoco praticado contra a empresa Breyer Cia Ltda, poderá trazer danos irreparáveis ao setor e à imagem do país frente aos mercados-alvo, fato que vem sendo observado por cargas que estão impedidas de desembarcar em determinados países, e também está sendo sinalizado por clientes do mercado europeu e asiático de muitos associados da ABEMEL.
O MAPA está prestando esclarecimentos e não tem medido esforços para tentar resolver os danos para o setor da carne, no entanto, os equívocos com relação ao setor de Mel ainda não foram reparados. Nesse sentido, a ABEMEL solicita com a máxima brevidade, que o Ministério da Agricultura se manifeste quanto à questão, para que o mercado internacional não se feche para o Mel e demais produtos apícolas originários do Brasil, evitando danos à imagem e prejuízos ao mercado e à cadeia produtiva do setor.
 
Rio Claro, 27 de Marços de 2017
Voltar
Bg
Interna

ABEMEL

Associação Brasileira dos Exportadores de Mel

Endereço
Avenida 58-A, nº600, Jardim América
CEP: 13506-054, Rio Claro - SP - Brasil

Telefone/Fax: +55-19-3532-4703

E-mails:
abemel@abemel.com.br

Parceiros

#

Redes Sociais

BrazilLetsBee.com.br 2015 - Todos os Direitos Reservados.
Criação de Sites Postali